Honrar e obedecer
Autor: Pr Gersino
Existem dois níveis de responsabilidade mediante pessoas que ocupam uma posição de autoridade sobre nós. A primeira responsabilidade é honrar e a segunda é obedecer. Porém, é importante analisarmos como a Bíblia nos ensina a desempenhar estas responsabilidades.
Honrar pais e autoridades constituidas é um tributo incondicional: "honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra" (ef 6:2;3).
Não importa quão tirano ou iníquio seja um líder, precisamos respeitá-los incondicionalmente devido ao lugar de autoridade que ele ocupa. "sujeitai-vos a toda autoridade humana por amor do senhor, quer ao rei, como soberano" (1º pe 2:13).
Já a responsabilidade de obedecer é condicional: "vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no senhor, porque isto é justo" (Ef 6:1).
Não se deve obedecer nenhuma ordem humana que afronte algum preceito moral divino. Haverão situações em que teremos que escolher entre sujeitar a um líder ou obedecer ao próprio Deus.
A submissão pode trazer a tona um sério conflito: o que é mais importante? Devotar lealdade a um homem ou à verdade? Até que ponto podemos ser leais a um líder sem estarmos sendo leais à verdade? Não podemos confudir "lealdade" com flacidez moral. Isto apenas reforçaria o espírito de corrupção numa liderança.
Quando o sinédrio quis proibir que os apostolos ensinassem no nome de Jesus, apesar deles representarem uma autoridade constituída legitimamente sobre o povo judeu , Pedro, sem deixar de respeitá-los, não obedeceu: "respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: importa antes obedecer a Deus que aos hoemns" (atos 5:27-29). Ele não negociou sua lealdade à verdade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário